Seja bem vindo, paciente!
Mudar para dentista e laboratório

Diagnóstico

O Diagnóstico definitivo da Apneia Obstrutiva do Sono é feito através de um exame chamado Polissonografia, no qual o paciente passa a noite tendo seu sono monitorado. Durante o exame, os dados são registrados por um computador e uma câmara de vídeo especial equipada com infravermelho que filma e grava o paciente durante a noite.

A gravidade da Apneia é classificada segundo o número de paradas respiratórias (maiores que 10 segundos) por hora.

Tratamento

Dependendo da gravidade do problema será indicado o tratamento mais adequado.

Linhas gerais sobre o tratamento da apneia do sono

Nenhum tratamento medicamentoso é eficaz para a apneia obstrutiva do sono. Faz parte do tratamento:

Pessoas acima do peso ideal são aconselhadas a perder peso;

Dormir de lado nos casos em que as apneias ocorrem mais em decúbito dorsal, pode ajudar;

Evitar uso de álcool e medicamentos sedativos é aconselhável;

Tipos de tratamento

Dispositivo Oral

O dispositivo oral OdontoApneia está indicado para os casos de apneias leves e moderadas. O dispositivo posiciona a mandíbula em avanço liberando a passagem de ar nas vias aéreas superiores eliminando o ronco e a apneia.

Tubos estimuladores nasais MFS

Seu uso é Indicado em conjunto com o dispositivo oral OdontoApneia em pacientes com obstrução nasal . Os estimuladores modela as cartilagens nasais abrindo-as, melhorando a passagem de ar e previne o colapso do nariz ao inspirar Evitando ainda que o paciente respire pela boca.

CPAP

Uso do CPAP ou BIPAP nasal, um aparelho usado durante o sono por onde o ar passa através de uma máscara nasal para a faringe, tem sido muito utilizado nos pacientes com apneias graves. O ar sob pressão que vem através de uma máscara colocada sobre o nariz mantém a faringe aberta, prevenindo as apneias.

 

 

Tratamento Cirúrgico Específico

Tratamento cirúrgico específico (adenoamigdalectomia, amigdalectomia, uvulopalatofaringoplstia, cirurgia para correção da obstrução nasal, cirurgia estética facial para correção óssea da maxila e mandíbula) pode ser realizado em alguns casos.